Segundo o tema do judicium, “As raizes das ciências são amargas mas os seus frutos são doces (Aritoteles)”. O professor é como o luz no escuro, e brilhar aqueles querem aprender a ciência. Com professor, que leciona os ignorantes para ser sapientes, e através deles pode mudar a sua mentalidade, habilidade, dignidade, e ser pessoa útil para mudar o mundo. Sem professor o homen não podia mudar a sua ignorância para sapiência, e ele mantein a sua posição como um animal que vive neste mundo, somente come para viver e um dia morre e acabou história. Mas o homen é um animal inteligente que presica alimentar a ciência para enriquecer, motivar e mudar a sua vida para sobreviver neste planeta terra. Por isso para alcançar o sucesso na educação é preciso sacrificar o seu tempo para aprender a ciência com paciência finalmente vai ter os frutos doces.
Vigéssimo quinto (XXV) Judicium UNTL Faculdade Educação Artes e Humanidades (FEAH) em Lospalos para os 89 professores contratados, que frequentam o seu curso durante três anos desde 2018 – 2020, mas devido a pandemia covid-19 alterou até 2021, e ter o seu judicium no dia 15 de janeiro de 2022, é o grande sucesso para eles, pelo esforço dos docentes locais e deslocados que lecionam deles ao longo dos três anos, devia eles ter agradaveis mas pelo contrario eles são desgradáveis, porque os outros convidados nacionais e locais são condecorados com o hábito e cultura de timorense, mas os docentes não olharam, e fica desconhecido entre eles, como espetadores no campo da batalha de ciência.
O comissão da organizadora neste evento realizaram este programa, somente amostrar para os outros que eles sabiam fazer tudo o que querem fazer, mas não consulta noutra parte docentes, por isso o sucesso é só pra eles mas não contam a parte docentes, por isso muitos docentes locais não participaram neste evento, somente eu me próprio que acompanham os decanos da FEAH UNTL para assistir neste evento, mas não consideram como docentes. Em vez de dar oportunidade para os docentes para relatar ou recontar o que é que se passam nos três anos atrás com os judiciários mas não realizam. Para eles é um momento ouro para expressar o seu sentimento com os judiciários durante três anos que dedicam e esforçam para transformar a ciência que eles tinham para os judiciários, até ter sucesso e melhor classificado. Mas esse transformação da ciência para eles não vale apena nada, por isso tudo entregar para cima, porque ele sabia tudo.
Neste evento o meu aluno “OLIVIO PRETO”, com NRE 18.c.07.2366, teve primeiro classificado com o valor IPC 3,38 quase cum laude, mas ele também não satisfaz porque não dar tempo para expressar o seu sentimento dele como melhor classificado com a lingua portuguesa, mas o seu lugar foi prenchido pelo seu outra colega no médio classificado.
Segundo o representante do ME e INFORDEPE Sr. Rui diz que, neste evento é o evento importantíssimo para os judiciários que tinham esforçar durante três anos para aprender a ciência e métodos do ensino com a lingua portuguesa, deve ser aplicar e transformar os seus estudantes no terreno para ser um bom aluno e cidadão timorense com a sua lingua oficial Tetum e Portugues, mas na realidade na escola, nos jogos, na loja ou quiosque sempre aplica tetum misturado com lingua indonesia, por isso ele pede aos judiciários para implementarem bem o que é que eles aprendam durante três anos com os seus docentes na sala de aula no terreno.
Segundo o Administrador do Muncipio de Lautém, este evento é um primeiro evento que ele participa, realizado pelo UNTL na FEAH com a lingua oficial portuguesa, é um momento orgulhoso para o municipio de Lautém, porque desde o início da guerra o Lautém é considera como celeiro nação da RDTL não é somente dos guerrilheiros mas também o celeiro da sabedoria, que coloca os sapientistas de lauteneses no territorio nacional da RDTL para transformar a ciência para os outros. Segundo dele, depois de judiciários ter o título de Bacharelato da Educação (B.Ed), após de judicium e termina com graduação, não automaticamente tranferir para o estatuto funcionário público mas vai selecionar aqueles que lecionam bem os seus alunos e sabe falar portugues muito bem com outros ciências vai processar para o funcionário permanente, por ele pede ao Adiminstrador Posto Administrativo (APA) para controlar os professores (judiciários) no seu lugar de trabalho.
Neste evento histórico não há presença dos jornalistas da RTTL, GMNTV, e RCL, somente acompanhado pelas familias dos judiciários, autoridades locais como Administrador Muncipio de Lautém, PNTL, Diretor Educação do Municipio de Lautém e nacionais como, Diretor FEAH da UNTL com seus componentes, INFORDEPE, e não esquece agradecer o grupo de corro “Apikuru Lautem” que anima esse evento XXV judicium no municipio de Lautem.
Na minha opinião, quando fazer alguma coisa como evento judicium no próximo ano, é presica consultar muitas partes para reforçar e melhorar; no final é para satisfazer todos os participantes que participam nesse evento. Finalmente agradecemos a todos que colaboram e contribuiem para o sucesso deste evento XXV judicium, mesmo que alguns não satisfaz, devido a falta de coordenação. “Sucesso aos judiciários mas desagradável aos docentes”.
Lospalos, 17 de Janeiro de 2022
Pelo Prof. Emil Santos (Aldo Jlm’22)
Docente Local Lautém-Lospalos